CAMINHOS DA LEITURA APRESENTA

• Com um conceito inédito no Brasil, o Caminhos da Leitura viajará por 30 cidades do país levando programação cultural e livros a preço populares;
• No seu acervo móvel, haverá a biblioteca do programa Esquenta (TV Globo), com livros doados e autografados pelos convidados da atração de Regina Casé;
• O primeiro destino é a cidade de Monte Alto, interior de São Paulo, entre os dias 17 e 20 de maio.

De acordo com a pesquisa Global Publishing Market, divulgada na Feira do Livro de Londres 2011, o Brasil é 11º mercado de livros no mundo. E, segundo um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Câmara do Livro 2010, o mercado editorial brasileiro cresceu 13,5% em volume de exemplares em 2010. No entanto, de acordo com a pesquisa da Publishing Perspective, de abril 2011, há a necessidade de democratizar o acesso às obras já que cerca de 70% das livrarias estão concentradas em grandes centros urbanos.

Para incentivar a leitura e o mercado editorial do país, a partir do dia 17 de maio, o projeto Caminhos da Leitura circulará por dezenas de cidades Brasil adentro. Em cada parada, de quinta a domingo e tendo um ônibus como centro, será montada uma feira de livros a preços populares e um espaço para uma extensa programação cultural.

Em sua primeira edição, o Caminhos da Leitura deverá percorrer 30 cidades de todo Brasil num período de um ano. Ao todo, o projeto pretende atingir 500 milhões de brasileiros, que terão acesso a cerca de 1 milhão de livros e a mais de 5.000 horas de programação cultural.

A primeira parada será na cidade de Monte Alto, no interior de São Paulo, nos dias 17 a 20 de maio.

As atividades do Caminhos da Leitura serão divididas em oito áreas:

Pátio de Livros
Durante os quatro dias, distribuidores e editoras locais e nacionais disponibilizarão seus livros para venda a preços populares. Mais da metade dos livros colocados à venda terá preços de no máximo R$ 10.

Bate-papo na Estrada
Escritores, de renome nacional e regional, farão debates literários e sessões de autógrafos para o público.

Na Carona
Dedicado ao público jovem, este espaço abrigará conversas com autores e profissionais sobre assuntos que despertam o interesse da nova geração pela literatura, como twitteratura e história em quadrinhos.

Estacionamento infantil
Uma área especial para as crianças com oficinas de ilustração e poesia, peças infantis e contadores de histórias.

Oficina do professor
Um espaço reservado para que os professores tenham acesso a novos conteúdos e participem de oficinas com autores e apresentação de editoras.

Cine-livro
Com projeção de filmes com temas baseado em livros e escritores.

Oficina do Livro
Uma área para trabalhar a formação de novos bibliotecários, livreiros e outros profissionais do livro. No espaço, haverá oficinas de vendedores de livros, criação de cursos e instrumentos de vendas, além de realização de debates sobre assuntos do setor.

Biblioteca Esquenta
O Caminhos da Leitura ainda percorrerá o Brasil com a biblioteca do programa “Esquenta” (TV Globo), cedida pela apresentadora Regina Casé. O acervo será exposto para o público e conta com dezenas obras autografadas pelas personalidades que visitaram o programa.

Calendário:

17 a 20 de maio - Monte Alto/SP

24 a 27 de maio - Araçatuba/SP

05 a 08 de junho - Jaboticabal/SP

O Caminhos da Leitura tem como proponente a ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro). É apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e integra o Circuito Nacional de Feiras do Livro.
Idealizado e realizado pela Infinito Cultural, tem como patrocinadores a OHL e os Correios e conta com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Abrelivros e da Rede Globo.  

Copyright 2014 Caminhos da Leitura